São Borja
A cidade de São Borja fica localizado no Oeste do Rio Grande do Sul. Limita-se ao Norte com as cidades de Garruchos e Santo Antônio das Missões, ao Sul, faz divisa com as cidades de Maçambará e Itaqui; a Leste com as cidades de Itacurubi e Unistalda. Já a Oeste faz fronteira com a cidade argentina de Santo Tomé (demarcada pelo Rio Uruguai). É servida de acessos pelas BRs 472, 287 e 285, estando distante 600 Km da capital do Estado (Porto Alegre).
São Borja foi desmembramento do município de Rio Pardo em 1887, os Jesuítas incrementaram a pecuária extensiva, o artesanato, o cultivo da terra e deixaram o primeiro plano diretor do município.
Os primitivos habitantes deste território foram os indígenas, que deixaram um legado na cultura e na formação étnica.
Em São Borja o clima é sub-tropical úmido. A temperatura média anual varia de 19,6ºC a 20ºC.
Rio Uruguai é no limite do Brasil com a Argentina recebe no Município os rios Icamaquã e Butuí.
Primeiro dos Sete Povos das Missões e Terra dos Presidentes, São Borja é uma das cidades mais importantes da histórica política brasileira, que teve dois presidentes brasileiros.
Getulio Dornelles Vargas foi advogado, político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, nasceu em 19 de abril de 1882 e faleceu em 1954, eleito presidente pelo Partido Republicano Paulista no período de 1951 a 1954
A casa onde residiu esta em reforma como museu e patrimônio nacional, penha que não tivemos acesso no interior do imovel para constatar as particularidades.
João Belchior Marques Goulart, conhecido como Jango, advogado e político brasileiro, foi presidente de 1961 a 1964, nasceu em 01 de março de 1918 e faleceu em 1976


