A Cidade mais alemã do Brasil – Pomerode.

Portal Turístico

Rua 15 de Novembro n° 818 – Centro

Contato: 47-33872627

É uma cidade de colonizadores Alemães que chegaram no local pelo ano de 1.863 da cidade Alemã Pomerânia, ao norte da Alemanha.

Com isso conseguiram transformar uma das cidades mais alemã do Brasil com suas tradições focloricas, (musica, dança, comidas, e a própria língua) que todos desenvolve na cidade.

A cidade localizada no Médio Vale do Rio Itajaí Açú ,com população de aproximadamente 30.598 habitantes com uma área de 217 km2, mais precisamente ao este de Blumenau.

Museu do Marceneiro muito legal. vale a pena conhecer

É uma cidade de colonizadores Alemães que chegaram no local pelo ano de 1.863 da cidade Alemã Pomerânia, ao norte da Alemanha.

Com isso conseguiram transformar uma das cidades mais alemã do Brasil com suas tradições folclóricas, (musica, dança, comidas, e a própria língua) que todos desenvolve na cidade.

A cidade localizada no Médio Vale do Rio Itajaí Açú ,com população de aproximadamente 30.598 habitantes com uma área de 217 km2, mais precisamente ao este de Blumenau

Só temos que elogiar a querida cidade Pomerode, pois por todos os lados se vê jardim com flores, e arvores enfeitando as ruas e praças, alem de ser toda florida, e impressionante a limpeza da cidade, não se vê nem um tipo de lixo pela calçadas, ruas, e o melhor ainda não encontramos nem uma pichação de muros ou prédios. Isto mostra o quanto a população zela pela sua cidade, e muito mais impressionante é que tem vários museus que conta a historia da cidade, casas de colonizadores, oficinas e outras atividades locais. De todas as cidades que visitamos foi a mais organizada em informações turísticas e com panfletos, roteiros, e calendários sobre o turismo da cidade e região.

Os Pamenanos estão de parabéns e devem ter muito orgulho pela cidade que tem, esperamos que a cidade continua assim pó mais e mais anos.

  • Portal do Imigrante

O Pórtico do Imigrante, na saída norte de Pomerode, é uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin, que foi capital da Pomerânia. Uma bela homenagem aos imigrantes colonizadores que fundaram a cidade de Pomerode.

Rua Presidente Costa e Silva

Testo Rega proximo a Malwee

Contato: 47-33872627

 

As flores encontradas nas praças e ruas da cidade.

 

 

 

Vela fazer uma observação que esta na estão mais quente da região que é o verão e as flores esta lindas embelezando a cidade.

Portal da cidade, onde fica aberta todos os dias, 
recepcionando os visitantes que comparece na cidade.

 

Coreto Vinzenz Weh
Fica localizado na Praça do portal da cidade.

Estatua da Praça do Portal

Homenagem aos pioneiros pela passagem dos sesquicentenário
da imigração alemã no Brasil
  • Casa do Imigrante Carl Weege

Funcionamento de Terça a Domingo (inclusive feriados)

Horario 9:0 horas às 12:00 horas e 13:00 horas às 17:00 horas.

Rua Leopoldo Blaese 11 – fundos – Pomerode

Contato 47-33872613

Nosso jeito de viver possui um acervo tão valioso, que também virou peça de museu. Conheça o patrimônio deixado pelo imigrante Carl Weege, com decoração típica e exposição de moveis antigos, roda d’água, rancho com moenda e a Prça Lauro Guenther

Car Weege foi um imigrante que veio da Alemanha, mais precisamente de Regenwalde, um distrito da Cidade Lobez, que fica localizado as margens do Rio Rega, antiga região Pomerânia – Pommern, em 1868, casou-se e teve 15 filhos, sua atividade agrícola e construtor de atafona – moinho de milho e fubá, e veio a falecer aos 80 anos.

Casa do Imigrante pertence até hoje a família, e está localizada em Pomerode Fundos. É uma casa enxainel foi desmontada e reconstruída no lugar em que Carl Weege morava. o museu possui cerca de 500 peças utilizada pela família e amigos da região.

Fachada principal da Casa.

Fachada principal da casa com atras a casa atafona
 
Varanda Principal da casa com banco de madeira

Cozinha com seu tradicional fogão a lenha

 

Cozinha com seu armário guarda louça.

as louças todas descritas dos seus produtos em alemão

Pequeno armário para armazenar ovos da casa.

 

Vestuário da época e cabide da sala para
colocar lenços e chapéus

 

 

Vestuário da época masculino e feminino

 

Em miniatura o maquinário da atafona para moer o milha
 e fazer o fubá

A equipe do turismosempressa, quer agradecer imensamente a nossa guia turística da casa do Imigrante, que teve a paciência de nos explicar e demonstrar tudo sobre a vida dos imigrantes.

  • Museu do Marceneiro

Funcionamento: Segunda a Sexta Feira

Horário: 9:00 horas às 12:0 horas e 13:00 horas às 18:00 horas

Rua Alfredo Hoge 525 Centro

Contato: 47-33872073

 

Nosso trabalho e nosso esforço contam muito sobre nós. O Museu do Marceneiro traz a história dos Móveis Behling, empresa familiar de Pomerode, com peças e equipamentos que contrastam o passado e o presente da indústria.

Rodas e correias para movimentar as maquinas da marcenaria.

Maquina de lixar a madeira

 

Carrinho de mão para transportar material

No museu do Marceneiro dos Moveis Behing, é muito interessante onde mostra equipamentos da marcenaria dos primordios.

Ao visitar o museu nos deparamento com um senhor simpático que nos atendeu muito bem, e no próprio museu você tem a oportunidade de compra e adquirir utensílios domestico de madeira, moveis para decoração e utilização de sua casa, e que por sinal é bem feito e muito bonito, além de ser um preço barato. e de qualidade.

Alguns das peças a venda, colheres de pau, tabua de carne, porta guardanapo, utensílios de cozinha, mesas, armários, enfim vários utensílios e material de decoração de sua casa.

 

Vale a pena perder um tempo e visitar o museu do Marceneiro.

  • Passeio de Carro de Mola.

Nosso passeios são viagens pela história. Aproveite os finais de semana e feriados para passear com os carros de mola pelo centro da cidade. As saídas acontecem em frente ao Zoo Pomerode e Pousada Rural Mundo Antigo.

  • Cerveja Artesanal

Cervejaria Schornstein

Venha visitar a melhor cerveja e chopes da região produzidos dentro da Lei de Pureza Alemã a Reinheitsgebot, criada 1.516. Você vai se impressionar com a qualidade do precioso líquido e com a arquitetura histórica do local.

  • Pousada Rural Mundo Antigo

Localizada na entrada da cidade, a Pousada Rural Mundo Antigo, é impressionante como tem pessoas, famílias que se orgulham em preservar as raízes da família, com seu objetos, a cultura, a culinária, e o jeito de ser.

Agradecemos muito a hospitalidade da Pousada Rural Mundo Antigo, onde tem muito a apreciar, como as Cabanas de hospedagem, que são totalmente apropriada para casais que pretende passar alguns dias para descansar.

Cada Cabanas é para acomodar quatro pessoas, onde a construção retrata o original da casa dos colonizadores alemães no Brasil, sem falar da comida , que é servida um café da manha maravilho, e o almoço com toda a comida tipica e verdadeira da culinária alemã, vale a pena salientar que toda as refeições são feitas no verdadeiro fogão a lenha, e servido em cima do fogão a lenha, sem falar que todo o pessoal ser e atende tipicamente, e o nosso amigo que com sua simpatia tocou musicas folclóricas alemã em todo o almoço.

Já sinto com água na boca do maravilho marreco receado, e a linguiça alemã, o aipim fresco e macio. e com vária marcas de cervejas.

 

Restaurante da Pousada

Fogão a lenha que serve as refeições,

mas na cozinha também é fogão a lenha

 

A cidade não tem espaço para acampamento para motorhome ou barraca, somente no evento do encontro de motorhome.

Roda que gira, e serve com mesa no restaurante.