São Francisco do Sul – SC

São Chico, cidade portoaria como conhecida pela belas praias, inúmeras ilhas e as casas do período colonial em meio a Mata Atlântica e a Baia da Babitonga com sua natureza exuberante. Está focada no turismo nacional e internacional.

Historia da linda São Francisco do Sul – SC.

Descoberta em 1504, por uma expedição francesa que a consagrou como a terceira localidade mais antiga do país, e a primeira de Santa Catarina, possui um Centro Histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional – IPHAN, com destaque ao Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras.

Rua da Cidade Histórica de São Francisco do Sul – SC

Passear de barco, caminhar pela orla, se aventurar pelos caminhos em meio à natureza, ou simplesmente contemplar o pôr do sol na Baía Babitonga, são apenas alguns dos motivos que São Francisco do Sul o convida para conhecer.

Antes dos portugueses aportarem no território de São Francisco do Sul, e trazerem a característica lusitana à cidade, alguns navegadores franceses e espanhóis já haviam passado pela região.

Possivelmente, a primeira expedição europeia no território foi a do francês Binot Palmier de Gonneville, que chegou no dia 05 de janeiro de 1504. A região era habitada pelos Índios Carijós e o chefe da tribo chamava-se Arosca. No período em que os franceses estiveram aqui, cerca de seis ou sete meses, fizeram amizade com os índios. Antes do retorno para a Europa, Binot propôs ao cacique Arosca que seu filho Içá-Mirim fosse com ele à França, para lhe ensinar sobre a arte da guerra, com a promessa de trazê-lo de volta em 20 luas. Arosca concordou desde que ele fosse acompanhado de um índio adulto, este, se chamava Namoa. A viagem de volta às terras europeias foi um tanto conturbada, Binot perdeu metade de sua tripulação, juntamente com o índio Namoa. Chegando à Europa, Binot não conseguiu mais financiadores para suas viagens, assim não conseguiu cumprir sua promessa para Arosca. Para compensar o trato desfeito, Binot casou Içá-Mirim com sua filha Suzanne, garantindo-lhe seu nome e parte de seus bens.
Após décadas os espanhóis também aportaram aqui, fundaram uma povoação, no mesmo local antes visitado pelos franceses. A intensão dos espanhóis era chegar nas minas de prata localizadas nos Andes. Durou apenas dois anos (1553 a 1555) a sua permanência na ilha, mas foi nesse período que nasceu o ilustre Frei Fernando Trejo y Sanabria, mais tarde Bispo de Tucumã. São Francisco do Sul, conforme sua história assinala, é a primeira povoação de Santa Catarina.

O início do povoamento português é atribuído à Manoel Lourenço de Andrade, que, veio de São Vicente com sua família, escravos e agregados. Supõe-se que o povoado tenha sido reconhecido em 1658 e tenha sido elevada a categoria de vila em 1660. Cinco anos mais tarde, a vila é reconhecida como Paróquia Nossa Senhora da Graça.
Com a morte de Manoel, a vila foi comandada por Domingos Francisco Francisques, ou simplesmente “Cabecinha”, que com o tempo foi ficando conhecido por suas maldades. Cabecinha começou a ser odiado pelo povo e foi sentenciado à morte pelo ouvidor Rafael Pires Pardinho, que esteve em São Francisco para restaurar a ordem em 1720, porém, ele conseguiu fugir da justiça. Outros administradores como Agostinho Alves Martinho, Antônio de Oliveira Sercal e Sebastião Fernandes Camacho, administraram a vila entre 1711 e 1733.

A vila foi evoluindo aos poucos até ser elevada à categoria de cidade pela lei provincial nº249 em abril de 1847, sendo oficializada a denominação São Francisco do Sul em 18 de dezembro de 1938.

São Francisco do Sul foi povoada principalmente por portugueses provenientes de São Vicente – São Paulo, e também, vindos dos arquipélagos da madeira e dos açores.

 

CHEFS NA PRAIA É NESTE SÁBADO

A Prainha terá uma movimentação diferente neste sábado (11). A realização do projeto multicultural Chefs na Praia vai reunir gastronomia, arte, moda e entretenimento em um só local. É a primeira edição do evento que está programado para iniciar às 11h e seguir até 20h.

Serão 25 expositores, entre food trucks, designers autorais, stands gastronômicos e um local exclusivo dedicado ao relaxamento. São Francisco do Sul irá sediar a edição de lançamento desta iniciativa que pretende ser sazonal e também circular por outras praias de Santa Catarina.

No quesito gastronomia, já confirmaram presença os food trucks La Hermana, A Francisquinha Kombier, Sr. Burger, Camaleão, Chef Binot e Albert’s. O evento contará com as tendas gastronômicas Santa Madre – comida mexicana, 1+1 Comida Mediterrânea, Verano Fresh Drinks, Bonagura Sushi, Maikae Poke, Major Tom e Espaço Paviloche.

Como a festa é destinada para toda a família, não podia faltar um lugar especial para as crianças. O Espaço Ana Kids ficará encarregado da recreação infantil. Confira mais detalhes da programação do Chefs na Praia:

Camping Passarela

Endereço: Rodovia Duque de Caxias, 3325, SC 301),  Bairro / Distrito: Praia de Ubatuba
Telefone 1: (47) 9.9975-3141
Coordenadas GPS: -26.223735 | -48.518401
Camping Ubatuba
Endereço: odovia Duque de Caxias, 1585
Telefone 1: (47) 3442-2031