História do Município de Aceguá

O município de Aceguá foi criado em 16 de abril de 1996. Entretanto, sua implantação aconteceu em 1º de janeiro de 2001. Anteriormente Aceguá era distrito de Bagé.

Localizada no extremo Sul do Brasil a “Princesa da Fronteira” é cidade gêmea e faz fronteira seca com sua homônima Aceguá no Uruguai, tendo como divisor uma rua e seu canteiro central.

Esta irmandade entre os dois países tem mais que a relação geográfica, podendo naturalmente, nas duas cidades, ser ouvido um sotaque chamado “portunhol” que mistura português e espanhol, resultado da convivência entre uruguaios e brasileiros.

Aceguá brasileira ocupa uma área territorial de 1.551,12 quilômetros, divididos em três distritos: Rio Negro – Colônia Nova e Minuano, a partir da Lei Complementar 001/2001.

De uma população de cerca de 4.500 pessoas, aproximadamente, cerca de 75% residem na área rural, com presença das etnias alemã, espanhola, italiana, portuguesa e quilombolas.

A economia de Aceguá tem base num admirável potencial agropecuário, com destaque especial para uma considerável bacia leiteira, gado de corte, culturas de arroz, soja e mais recentemente também a olivicultura. Além disso, ganham igualmente destaque, os haras, com criação de cavalos de raça.

De <https://www.acegua.rs.gov.br/pagina/id/2/?historia-do-municipio.html>